Mistérios Luminosos (Quintas-Feiras)

A oração do rosário é uma oração Cristocêntrica onde toda a meditação move-se em torno de Cristo e os acontecimentos de sua vida. A base das meditações do rosário é a vida de Cristo, Cristo é o centro de todas a oração, por isto é uma oração querida por Nossa Senhora. As Ave Marias servem de pano de fundo nas meditações da vida de Cristo e nos inspiram nesta meditação.

1- Batismo de Jesus no rio Jordão

No primeiro mistério contemplamos o Batismo de Jesus no rio Jordão.
Passagem Bíblica – Mt 3,13-17
Mensagem – Nas margens do rio Jordão um encontro único daquele que anuncia com aquele que é anunciado. Jesus entra na fila dos pecadores e solicita o batismo, nos anunciando o que Ele iria fazer no futuro, assumir todos os pecados da humanidade em si.

2- Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná

No segundo mistério contemplamos a autorevelaçãode Jesus nas Bodas de Caná.
Passagem Bíblica – Jo 2,1-12
Mensagem – Na festa de casamento, um pedido quebra o silêncio e força uma demonstração precoce de sua natureza
divina. Só um coração que ama pode antecipar todo um projeto, só um pedido de uma mãe pode fazê-Lo antecipar e
transformar a água em vinho.

3- Anúncio do Reino de Deus

No terceiro mistério contemplamos o Anúncio do Reino de Deus.
Passagem Bíblica – Mc 1,15; Mc 2, 3-13; Lc 7,47-48
Mensagem – Pés cansados de longas viagens, dia e noite Ele se ocupa com as coisas do Pai, com os pequeninos do reino. Entre vilarejos e aldeias Ele passa seus dias anunciando, curando, reunindo discípulos e revelando a face amorosa de Deus. Ele gasta seu tempo e se consome como uma vela no altar.

4- Transfiguração de Jesus

No quarto mistério contemplamos a Transfiguração de Jesus.
Passagem Bíblica – Lc 9, 28-36
Mensagem – No alto do monte, lugar de se encontrar com Deus. É sempre lá que se tem as maiores manifestações de Deus na Sagrada Escritura, e é no Monte Tabor que se dá esta grande manifestação da Santíssima Trindade e um pedido que não podemos ignorar: “Este é o Meu Filho Bem-Amado no qual eu pus todas as minhas complacências” “Ouví-O”.

5- Instituição da Eucaristia

No quinto mistério contemplamos a Instituição da Eucaristia.
Passagem Bíblica – Jo 13,1
Mensagem – Pão da vida, alimento da vida eterna, presença real em nosso viver, é na eucaristia que os cristãos se encontram. É na eucaristia que todo cristão encontra força para jornada da vida. É na eucaristia que todo cristão
encontra o descanso necessário. É na eucaristia que temos nossas forças restauradas para combater o bom combate. É na eucaristia que nossas feridas são curadas. É na eucaristia que encontramos força para perdoar os nossos
ofensores. Só na eucaristia que poderemos encontrar a santidade.