Mistérios Dolorosos (Terças e Sextas-Feiras)

A oração do rosário é uma oração Cristocêntrica onde toda a meditação move-se em torno de Cristo e os acontecimentos de sua vida. A base das meditações do rosário é a vida de Cristo, Cristo é o centro de todas a oração, por isto é uma oração querida por Nossa Senhora. As Ave Marias servem de pano de fundo nas meditações da vida de Cristo e nos inspiram nesta meditação.

1- A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

No primeiro mistério contemplamos a agonia de Cristo, quando suou sangue no Horto.
Passagem Bíblica – Lc 22,39-46
Mensagem – Agora em outro Monte, o das Oliveiras, Jesus se encontra novamente com os seus discípulos, é um momento de enorme sofrimento para Jesus. É chegada a sua hora, é o momento de se cumprir todos os desígnios do
Pai, chegada a hora de pagar o preço de nossa salvação, de dar sentido ao seu nascimento.

2- A flagelação de Jesus atado à coluna

No segundo mistério contemplamos a Flagelação de Jesus Cristo.
Passagem Bíblica – Mt 27,26
Mensagem – em um gesto simples Jesus se entrega ao flagelo. Ele se recusa a se defender diante de Pilatos. A fúria domina os soldados que atacam Jesus com duros golpes. Jesus firme, aceita tudo calado. Um silêncio que ofende os
agressores e os provoca a agredir mais e mais. Um silêncio de amor, um silêncio salvador.

3- A coroação de espinhos
No terceiro mistério contemplamos a Coroação de espinhos de Nosso Senhor.
Passagem Bíblica – Mt 27,27-31
Mensagem – Todo rei tem que ter uma coroa. Os soldados continuam seus atos de crueldade. Agora fazem uma coroa de espinhos e colocam em Jesus. Mas a dor maior não é física e sim o desprezo , mas Jesus aceita tudo no silêncio de seu coração.

4 – A Subida dolorosa ao Calvário

No quarto mistério contemplamos Jesus carregando a Cruz.
Passagem Bíblica – Lc 23,26-32
Mensagem – Jesus é condenado a morte de cruz para que se cumpra as escrituras. Então é dado a Cristo uma pesada cruz para carregar. Um homem é forçado a ajuda-lo, Simão de Cirene, um homem que tinha subido para Jerusalém para passar a Páscoa e teve a oportunidade de viver a verdadeira Páscoa do Senhor.

5- A morte de Jesus

No quinto mistério contemplamos a Crucificação e morte de Jesus.
Passagem Bíblica – Lc 23,33-45
Mensagem – Agora a cena se dá em um outro Monte, o Monte Calvário. É no Calvário que Cristo é pregado na Cruz. No Calvário todo seu sangue é derramado para remição da humanidade. É no Calvário que recebemos Maria como Mãe. E é também no Calvário que seu peito é aberto fazendo jorrar água de onde nasce a sua Igreja.