Campo Grande – 2016

III Jornada Mariana Vicentina – 23, 24 e 25 de Setembro de 2016!
“Misericordiosos como o Pai”  (Lc 6, 36).

Nos dias 23 a 25 de setembro, realizou-se na Escola Rural São Vicente de Paulo em Campo Grande – RJ a III Jornada Mariana Vicentina da Província Rio de Janeiro.

            Nesta 3ª edição do evento que foi inspirado na Jornada Mundial da Juventude, tivemos a oportunidade de refletir sobre o Ano da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco, trabalhando o tema “Misericordiosos como o Pai”, em vários desdobramentos. Tivemos diversas atividades como palestras, oficinas, teatro sobre as obras de misericórdia, show de talentos e missões na Comunidade São Vicente de Paulo, que nos levaram a refletir sobre o tema central, sobre a evangelização dos jovens e o trabalho junto ao pobre.

            Contamos com a presença de 180 jovens,  de 8 núcleos da nossa Província (Araras, Chapadão do Sul, Colégio Vicentino Padre Corrêa, Corrêas, Jacarepaguá, Niterói, Santuário e Vila Velha) e ainda com 4 núcleos da Província de Belo Horizonte. Participaram ainda, pela primeira vez, os jovens de Japeri que se interessaram pelo carisma da JMV após a realização das Missões Populares Vicentinas deste ano e o jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Campo Grande, nossos anfitriões, que nos ajudaram na acolhida e durante as missões que foram realizadas na jornada.

            Sempre enriquecedora, contamos com a presença da Visitadora Provincial das Filhas da Caridade, Ir. Cristina, FC, que mais uma vez nos animou ao trabalho que deve ser constante. Estiveram presentes também, o Diretor Nacional da JMV, Pe. Denilson Mathias, CM, Ir. Rizomar Figueiredo, FC, Assessora Nacional da JMV, o Secretário do Conselho Nacional, Rodrigo Milton, a Ir. Emanuele Alcantara, FC, Assessora Provincial do Rio de Janeiro e Pe. Alexandre Nahass, CM, Diretor Provincial. Rendemos graças a Deus por termos pessoas tão queridas e importantes na nossa Associação, capazes de nos  impulsionar ainda mais em nosso carisma.

            Não podemos deixar de agradecer, a hospitalidade do local sede desta jornada. O nosso muito obrigado às Filhas da Caridade (Ir. Penha Andreon, Ir. Bernadete, Ir. Odete) e aos funcionários que nos acolheram e estiveram à disposição para nos ajudar e atender as nossas necessidades! Sem dúvidas, foram fundamentais para a realização de mais esta jornada.

            Esta jornada fez história! Os membros Silvana Nascimento (Presidente Provincial) e Luiz Paulo Conceição (Tesoureiro Provincial), não puderam participar neste ano, pois na reta final da preparação do evento (21/09), receberam uma surpresa maravilhosa: o nascimento do Vicente! Sabemos o quanto se empenharam para que a jornada pudesse acontecer, mas sabemos também o quanto se alegraram pela chegada do filho tão querido e amado, enviado por Deus. A nossa gratidão e o reconhecimento por todo o trabalho realizado por vocês na Juventude Mariana Vicentina! Que o Vicente seja bem vindo, traga muitas alegrias e bênçãos para essa família tão importante para a JMV!

            Nosso coração está muito grato a Deus, por todas as maravilhas realizadas e todas as graças derramadas do céu durante estes dias! Obrigada a todos que participaram direta ou indiretamente e tornaram o nosso objetivo de evangelização possível.

“É preciso dar o seu coração, para obter em troca o dos outros”. (São Vicente de Paulo)

Texto: Vitória Gorges (Secretária Provincial)

01

Imagens: Padre Denilson, CM

Imagens: Ana Carolina Maestrini (JMV Araras-RJ)